BÚ! Histórias de Medo e Coragem é uma ação educativa voltada a professores e alunos de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental realizada entre 2013 e 2014. Os alunos participantes ouviram, leram, escreveram e encenaram contos que falam de medo e de coragem durante atividades realizadas em sala de aula.

BÚ! é uma iniciativa do Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura e do Ministério da Cultura voltada a escolas públicas de municípios do Ceará (Aquiraz, Caucaia, Fortaleza, Iguatu e São Gonçalo do Amarante), Goiás (Cachoeira Dourada de Goiânia, Goiânia e Itumbiara), Minas Gerais (Cachoeira Dourada de Minas Gerais e Capinópolis), Rio de Janeiro (Cabo Frio, Macaé, Niterói, Petrópolis, São Gonçalo e Teresópolis) e Rio Grande do Sul (Santo Ângelo, Garruchos e São Luiz Gonzaga).

Os primeiros 1000 professores inscritos receberam um kit com materiais didáticos contendo um Livro do Mestre, que orientou as 7 atividades da proposta, e 9 fichas com histórias. Mas qualquer professor pode ter acesso aos materiais, que ficam disponíveis para download na página Materiais Didáticos, e aplicá-los em sala de aula.

Cada uma das atividades dá origem a um produto: Manifesto; Acervo de Personagens Amedrontadoras; Livro de Poções, Feitiços, Encantamentos e Antídotos; Guia Turístico de Lugares Sombrios e Tenebrosos; Manual de Medo e Coragem; Mini-Autobiografia e Mini História de Medo; e, por último, Contos de Medos, Medinhos e Coragens.

Os contos que resultaram ao final da jornada puderam ser enviados para o blog e participaram de um Concurso Cultural, que premiou os quatro melhores. Além disso, as 30 melhores histórias fizeram parte de uma coletânea que foi distribuída em todo o Brasil.

Navegue pelo blog e confira como foi essa jornada!