O Concurso Cultural BÚ! Histórias de Medo e Coragem premiou os melhores contos sobre medo e coragem escritos por duplas de alunos durante a realização do projeto (2013/2014) com base na Atividade 7 do Livro do Mestre. As histórias deveriam ser escritos em formato de roteiro, capaz de ser contado e encenado (cada dupla podia participar com quantos trabalhos desejasse).

Puderam participar do concurso estudantes de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas dos municípios de Aquiraz (CE), Caucaia (CE), Fortaleza (CE), Iguatu (CE), São Gonçalo do Amarante (CE), Cachoeira Dourada de Goiânia (GO), Goiânia (GO), Itumbiara (GO), Cachoeira Dourada de Minas Gerais (MG), Capinópolis (MG), Cabo Frio (RJ), Macaé (RJ), Niterói (RJ), Petrópolis (RJ), São Gonçalo (RJ), Teresópolis (RJ), Santo Ângelo (RS), Garruchos (RS) e São Luiz Gonzaga (RS).

 

As 4 duplas vencedoras (uma para cada região do país em que o projeto foi realizado), seus professores e escolas receberam prêmios. Além disso, os 30 melhores roteiros foram incluídos em uma coletânea, chamada Contos das Crianças.