A turma do 5º ano da EM Professor Paulo Roberto Macedo do Amaral, de São Gonçalo, aproveitou muito bem os materiais didáticos de BÚ! Os alunos da professora Letícia Pacheco Moreira ouviram atentamente as histórias de medo e coragem, discutiram sobre elas e ainda as recontaram com finais diferentes. Pelo jeito, a atividade foi muito interessante!

Letícia contou que foram trabalhados em sala de aula tanto medos fictícios quanto medos reais, e que cada um pode falar dos próprios sentimentos. As crianças escreveram seus medos em tiras de papel e todos, oralmente e em grupo, discutiram maneiras de vencê-los. No final, os medos foram jogados dentro de um caldeirão, que havia sido colocado no centro da roda em que os alunos estavam sentados.

“Falamos sobre poções mágicas que poderiam ajudar a nascer a coragem, para que os medos fossem derrotados”, conta Letícia. E as crianças deram várias sugestões! Depois, elas escreveram juntas as receitas de poções que foram todas colocadas em um mural.

E a aula não ficou só na conversa. A turma meteu a mão na massa! Afinal, a professora fez mesmo uma poção, com água, corante e fermento. “Essa mistura fez a diferença na hora de jogarmos a poção escolhida sobre os medos que estavam no caldeirão”, lembra Letícia. “Assim, os medos foram vencidos através da própria coragem e por eles acreditarem que a união faz a força.”

Parabéns à turma por vencer seus medos!

EM Prof Paulo Roberto Macedo do Amaral8